Breve Apresentação

Adalberto Brito de nacionalidade Portuguesa, nasceu no Huambo, Angola, em 1974, filho de mãe angolana e de pai cabo-verdiano. Tem como nome artístico Youthone, conhecido no seu meio como um dos vanguardistas e impulsionadores da pintura graffiti em Portugal que teve início nos finais dos anos 80 em Carcavelos (Concelho de Cascais). No início dos anos 90, juntamente com os seus amigos espalhou a Arte Urbana pela grande área metropolitana de Lisboa e por consequência, para o resto do país, chegando ao norte e principalmente a cidade do Porto nos finais anos 90, cidade onde morou deste 2003 até 2017.
Conta já com 30 anos de experiência enquanto artista de arte de rua. Ex. Militar dos quadros permanentes das forças Amadas (Marinha) no período de 1994 – 2003. Frequentou a Faculdade de Belas Artes de Lisboa no curso de pintura. Homenageado em 2001, Porto Capital Europeia da Cultura pela publicação (Tráfego) com lançamento ao público na Casa da Música no mesmo ano. Em 2017, homenageado na Gala Africaismore, como o artista de rua de origem africana que melhor representa a arte de rua em Portugal.
Youthone sempre defendeu esta expressão artística e estilo de vida com fulgor, pois faz parte do seu universo desde 1988, altura que deu os primeiros passos nesta aventura artística. Procurou evoluir o seu talento por vários caminhos, da arte urbana a outros tipos de pintura e expressões plásticas que pratica até se estabelecer na música rap como produtor musical e mestre-de-cerimónias (Mc) na banda Mundo Complexo.
 Em 2018 continua a manter o seu percurso relacionado com este tipo de pintura numa vertente mais artística, criando a sua própria marca de roupa, elaborando trabalhos de decoração, colaborações, participando em eventos de vários tipos, exposições individuais e coletivas, elaborando workshops e eventos, apoiando, motivando novas gerações. 

 Exposições: Timor Leste (Dili), Austrália (Darwing), França (Marselha), França (Sevran) e Portugal (vários locais e cidades).

Comments