terça-feira, 28 de março de 2017


GRAFFITI CHARACTERS


 youthone, O´porto city - 2017
O graffiti character (expressão usada para definir as personagens) ou bonecos com características relacionadas ao estilo antigo (oldschool). Este representado na figura pintado por mim, é um boneco relacionado com a cultura hiphop,  com estilo de rufia (rapazinho irrequieto). O traço e a cor definem o estilo. Estes bonecos eram usados antigamente e ainda hoje, juntamente com o lettering (nome do artista escrito em letras 3D, a forma gráfica que nasceu do tag (assinatura) para dar mais expressão e vida ao nome e a peça (pintura), tornar mais atrativo e chamar mais a atenção na passagem dos vagões pintados do metro no rail (carril) e pelas estações Inicialmente os graffitis eram pintados nos vagões das carruagens dos metros de Nova York no final anos 70 e inícios anos 80 para chamar a atenção. Posteriormente ou em paralelo, eram também pintados nos hall of fame (muros da fama), paredes legalizadas para o efeito que permitiam aos artistas executar as suas pinturas com mais calma e perícia .  Depois disso, invadiram  a Europa nos meados dos anos 80 e o resto do mundo. 
Durante anos foram tomando várias formas e representações até aos dias de hoje, sejam elas formas reais e imaginárias, ganhando o nome de Street Art, tornando em telas os enormes edifícios onde são atualmente pintados. Sejam elas figuras do corpo humano ou abstractas, etc, pois os tempos mudaram e a meu ver evoluíram para melhor, pelo menos em termos de técnicas e estilos. 
Nota-se que o material e a informação de hoje, séc XXI, também deu um passo gigantesco com o surgimento e utilização da internet que possibilita ter acesso a um número mais amplo e abrangente de informação. 
texto de youthone

Sem comentários: